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  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

04 dicas de produtividade para as épocas em que você perde o gás e só quer descanso

Final de ano e a gente só quer uma coisa: férias.

Mas somos adultos, temos responsabilidades e não podemos simplesmente largar tudo e ir descansar.

Só que o corpo pede descanso, implora por um tempo.

E é aí que a procrastinação bate forte e as tarefas são deixadas para depois e demoram mais para ser entregue.

Aí você se vê sem saída: não pode descansar, porque tem muita coisa a fazer. Não consegue fazer, porque precisa descansar.


Pessoa com a mão no rosto, expressando cansaço. Créditos: Unsplash
Pessoa com a mão no rosto, expressando cansaço. Créditos: Unsplash

Qual é o conselho da galera da PROTEC nesses casos?

1. Comece a meditar (ou encontre um hobby relaxante)

O primeiro e mais importante passo: encontrar um tempo para fazer algo que te relaxe.

A mente implora por descanso porque está exausta e precisa de um escape.

Se você ainda não chegou nos dias sonhados de descanso, aposte em algo que te faça relaxar e descansar o cérebro, mesmo que por alguns minutos ao longo do dia.

Pode ser a meditação, como citamos, ou pode ser yoga, ciclismo, caminhada, boxe, muaythai ou qualquer outra atividade que mantenha sua mente mais calma, longe do turbilhão de informações do trabalho.

Fazer isso vai te ajudar a enfrentar o trabalho com mais leveza e calma, sem surtos e estresse.

2. Pelo menos um dia na semana você tem que descansar

Você não pode negligenciar seu descanso. Isso é muito sério.

É muito melhor você descansar um dia na semana, do que precisar parar por meses para cuidar da sua saúde que não aguentou tanto trabalho e estresse.

Todo mundo precisa de um dia de descanso, de um atalho para acalmar a mente, inclusive você, que se considera o super profissional, insubstituível.

Se você considera o domingo um dia importante para planejar a semana, descanse no sábado, na segunda. Se você trabalha em horário comercial, descanse no domingo.

Enfim, não importa o dia, desde que ele exista.

3. Estabeleça pequenas metas ao longo da semana

Invés de colocar todo trabalho árduo para você entregar de uma só vez, divida suas atividades em tarefas menores e coloque prazos para entregá-las ao longo da semana.

A sensação de riscar tarefas da nossa lista nos faz sentir mais produtivos e, com isso, a motivação para seguir trabalhando aumenta.

Mas, se você coloca tarefas muito grandes, você vai demorar para entregá-las e isso te dará a sensação de improdutividade.

Além disso, nós temos tendência a procrastinar quando nos deparamos com algo muito grande e demorado para fazer.

Por isso essa técnica de dividir atividades em tarefas menores é tão importante para você não perder o gás no dia-a-dia.

4. Não pegue trabalhos com prazos justos

Esse item é extremamente importante para você que já está exausto mental e fisicamente.

Esqueça trabalhos com prazos muito curtos, se você quer fugir de estresse, confusão e ansiedade.

Você vai precisar trabalhar mais, abrir mão das suas folgas, dos momentos de descanso para entregar este trabalho no prazo.

E adivinha? Essa atividade vai comprometer todas as 03 ações listadas que você se comprometeu a fazer anteriormente.

Trabalhos sem prazo é para quem está desesperado e no gás para trabalhar. Se você parou para ler este artigo, é certeza que este não é o seu caso.

Coloque-se como prioridade!

Depois de um ano exaustivo, cheio de trabalho, entregas, com o mundo todo ainda confuso pela pandemia, tudo que você não precisa é se estressar mais.

Agora é o momento de pisar no freio e começar a pensar em 2022.

Qual destas dicas foi mais importante para você?

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