Se você quer aprender a evitar e quais são os tipos de desperdício mais comuns em construções, este artigo foi escrito para você.
Não é incomum encontrar um responsável por uma obra reclamando sobre o desperdício da equipe, o aumento dos custos devido a esse desperdício e as mãos na cabeça tentando descobrir uma forma de melhorar o cenário.
Também se sabe que a construção civil é, comumente, um setor que gera um índice alto de desperdício de recursos.
Os principais tipos de desperdício em obras são:
Tijolo, concreto e materiais em geral
Desperdício de materiais em obras não é raro de se ver. Montes de concreto perdidos porque foi feita uma quantidade maior que a demandada no dia, tijolos quebrados ou jogados de canto, restos de madeira e aço...
Esse é o tipo de desperdício mais fácil de ser notado, porque gera entulho e os materiais ficam visivelmente jogados de canto.
Para evitar que este mal paire sobre sua construção, você, enquanto responsável pela obra pode adotar algumas medidas, tais como:
Comprar materiais ao longo da obra, pois comprar tudo de uma vez pode acarretar em alguns itens estragados;
Incluir os colaboradores no planejamento da obra, mostrar o quanto de material e desperdício é aceitável dentro do projeto;
Estocar os materiais corretamente.
Financeiro
Comprar todo material de uma vez, comprar materiais errados, fazer todas as compras sem planejamento, todos esses itens acarretam em desperdício da verba destinada à construção.
Para evitar o desperdício de recursos financeiros, você deve, antes de iniciar a obra, fazer um planejamento dos gastos e investimentos:
Quanto destinar a cada fase do projeto?
Quanto você tem disponível?
Quais poderão ser os fornecedores parceiros e com melhores condições de pagamento?
Pense nessas e outras questões, pois dessa forma você vai alocar os recursos da construção da melhor forma possível e evitará o desperdício.
Água
Água é um recurso finito, caro e que precisa ser utilizado com eficiência dentro das obras.
Mas não é o que acontece em boa parte dos casos.
Mangueiras e canos vazando, uso em excesso de água, uso da água para lavar o canteiro todos os dias... Tudo isso aumenta o custo do item, que é escasso.
Além da questão da sustentabilidade. E você não quer manchar a reputação da sua empresa, transmitindo a imagem de que é irresponsável com os recursos naturais, né?
Para evitar este desperdício:
Visite com frequência a obra;
Ensine os colaboradores sobre o valor tangível e intangível da água;
Forneça opções para limpeza da obra.
Energia
Outro recurso finito e bastante caro.
E o principal responsável por esse desperdício é o mau uso de alguns equipamentos elétricos e esquecimentos.
“Ah, esqueci a luz acesa”, “Esqueci a furadeira na tomada”, “Esqueci o padrão ligado”... Todos esses “esquecimentos” aumentam o custo da obra e desperdiçam um recurso importante.
Similar ao desperdício de água, as ações que você pode tomar são:
Ensine os colaboradores sobre a importância de não desperdiçar a energia elétrica;
Espalhe placas de segurança por toda obra lembrando que itens que não estão em uso devem ser desligados.
Mão-de-obra
Funcionários ociosos, executando o trabalho de forma inadequada ou fazendo o trabalho de outras pessoas são formas de você desperdiçar a mão-de-obra disponível para construção deste empreendimento.
Se há pessoas com tarefas demais, significa que a equipe está pequena demais. Se há pessoas paradas ao longo do dia, é sinal de que a equipe é maior do que deveria.
E se você erra nos cálculos do material ou conta com um fornecedor atrasadinho, a equipe também fica parada por um tempo esperando os itens chegarem.
Para lidar com este desperdício, você deve:
Atentar-se à contratação de pessoas confiáveis para integrar a equipe;
Aliar-se aos melhores fornecedores do mercado;
Ter um bom planejamento antes de iniciar as obras.
Chega de desperdício!
Se você está cansado de desperdiçar todos os recursos em suas obras e quer virar o jogo para construir com mais lucratividade e produtividade, este é o caminho que você deve seguir.
Conte aqui para nós: você sofre com o alto índice de desperdício em suas obras?
Comments