top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Aumente a produtividade na construção civil com essas dicas

Você já parou para pensar em quanto tempo perde em suas obras por conta de alguns equívocos que comete ao longo de todos os anos no setor?

Antes, a produtividade era algo visto apenas como pertinente a trabalhos de escritório, em que é preciso entregar relatórios e fazer reuniões, por exemplo.

Entretanto, com o passar dos anos, os especialistas notaram o quanto a produtividade interfere na entrega de suas obras.

Por isso, se você quer vender mais projetos, gerir mais obras e cumprir os prazos estipulados, veja 4 maneiras de aumentar a produtividade no canteiro de obras.


Engenheira civil
Engenheira civil

#1 Trabalhe sempre com planejamento

Para ter mais assertividade nos prazos, nas entregas, na compra de mais materiais e equipamentos, é preciso trabalhar com planejamento.

Além de traçar um plano para estipular um prazo para entrega da obra, faça pequenos planos mensais e semanais para acompanhar a evolução do trabalho.

Em resumo, você irá quebrar metas grandes em pequenas tarefas diárias, semanais, mensais e acompanhar isso dentro de seu plano.

Dessa forma, é mais fácil acompanhar o andamento de todo trabalho e se há formas de adiantar ou resolver um atraso antes que se torne um grande problema.

#2 Sempre trabalhe com orçamentos realistas

O medo de assustar o cliente faz com que, muitas vezes, os construtores trabalhem com orçamentos justos ou queiram oferecer desconto além do que conseguem.

E isso interfere diretamente na produtividade no canteiro de obras em vários sentidos.

Primeiro, será preciso esperar algumas vezes o valor do material de construção abaixar para conseguir manter as margens, o que atrasa a obra.

E, em segundo plano, quem gosta de trabalhar em um projeto em que sabe que não irá receber tanto quanto valeria seu trabalho?

Portanto, seja sempre sincero e justo com os orçamentos que passar aos clientes.

#3 Tenha uma comunicação transparente com a equipe

Não é simplesmente estabelecer prazos, planos e materiais e pronto.

As pessoas possuem ideias, questionamentos e novas sugestões que podem ser valiosas para o andamento com ainda mais produtividade dentro da obra.

Ademais, a equipe precisa saber o porquê daquele prazo, o porquê ser executado daquela maneira.

Caso contrário, todo o trabalho pode não ser compreendido, nem executado da maneira e tempo como você gostaria.

Portanto, a cada alinhamento que fizer no planejamento, converse com a equipe.

#4 Tenha equipamentos de proteção

Já viu alguém trabalhar com produtividade sem segurança?

Além de permitir que a equipe trabalhe sem medo, a segurança evita acidentes que geram atrasos, prejuízos e perdas irreparáveis no canteiro de obras.

Portanto, não abra mão de contar com equipamentos de proteção de alta qualidade para proteger a vida da sua equipe e a produtividade das obras.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page