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  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Coloca na sua cabeça: cuidar de você também é importante

A correria do dia a dia nos faz esquecer de algo super importante tanto para nós quanto para a convivência em sociedade. O cuidado pessoal.

Estamos quase sempre ligados no piloto automático, buscando a todo momento sermos os melhores, os mais cuidadosos, os mais legais, e principalmente em manter as aparências.

Trabalho, casa, faculdade, escola, filhos, entre outras coisas, nos mantém focados em cuidar de algo ou alguém. E nunca de nós mesmos.

O autocuidado deve se fazer presente a todo momento, ou pelo menos em alguma parte de seu dia, pois é crucial para sua saúde e seu bem estar.

Exemplos de cuidados, benefícios, e malefícios da falta estão listados abaixo.

O que significa?

Como o próprio nome já diz, autocuidado nada mais é do que a atenção e o tempo que você dedica a si próprio. Basicamente é o que ajuda no controle de sua saúde. Tanto física quanto mental.

Cuidar de si mesmo, pode parecer um desafio em meio a rotina agitada.

Mas encontrar, ou encaixar uma pequena quantidade de tempo para nutrir nosso corpo e nossa mente traz enormes benefícios e consequentemente nos traz uma certa sensação de bem-estar.

Acima de tudo, é o olhar gentil consigo mesmo, é não se cobrar excessivamente, é se amar em primeiro lugar.


Mulher sorrindo entregando papéis para alguém. Créditos: Pexels
Mulher sorrindo entregando papéis para alguém. Créditos: Pexels

Importância da autoestima com o autocuidado

Sobretudo a autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos e nossa capacidade de nos amar, respeitar e nos orgulhamos do que somos. É o ato de "amar a si próprio".

Entretanto, pela cobrança da sociedade, a mídia ,e o "padrão" estipulado, muitas e muitas pessoas, não se amam, nem se aceitam, nem se respeitam, pelo o que são de verdade.

E isso é péssimo, pois todos nós merecemos estar bem conosco, estar feliz por olhar no espelho e gostar do que vê, estar despreocupado com seu corpo ou como as pessoas pensam de você.

"Amar a si próprio" é um processo. Para uns, pode demorar um pouco para desenvolver essa questão. Para outros, é algo mais "rápido", digamos assim. Pois cada indivíduo pensa de uma forma diferente.

Mas continue tentando, pois a partir do momento que você aprender a se amar e a se valorizar, muitas coisas vão mudar, e claro, tudo ficará mais fácil.

Por que devemos ter autocuidado?

Antes de mais nada é de extrema importância dizer que ter autocuidado não significa negar cuidado aos outros.

E sim se cuidar para que você tenha mais saúde, energia, disposição e concentração. Para continuar seus projetos e claro, cuidar de quem ama.

Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz. Nem sempre vamos estar preparados para certos acontecimentos.

O importante é identificar quais são os confortos e desconfortos, e escolher agir, ou não, de uma forma positiva.

Além de que, quando não nos amamos, colocamos pessoas que gostamos em pedestais, acima do amor próprio. Deixando de se valorizar, acaba vulnerável a relações tóxicas.

Benefícios

Lembre-se só você pode decidir se cuidar. É uma questão de equilíbrio, que traz inúmeros benefícios. Tais como:

. Aumenta a autoconfiança e a autoestima.

. Melhora a qualidade de vida.

. Diminui gastos e despesas com a saúde.

. Relacionamentos saudáveis.

. Menos estresse.

. Sensação de felicidade.

. Melhora a saúde mental.

. Resultados melhores no trabalho, faculdade, escola entre outros.

Formas de autocuidado

.Busque um momento que ajude a relaxar, se acalmar, se reencontrar. Seja ouvir música, meditar ou controlar a respiração, olhar o nascer ou o pôr do sol.

.Estar com amigos e familiares pode auxiliá-lo a se sentir alegre e renovado, ou então em paz consigo mesmo.

.Exercícios físicos, como correr, passear com seu animal de estimação, academia, ou dançar, ajudam a se sentir bem, pois trazem endorfina. Além de melhorar inúmeros aspectos da sua saúde e convivência.

.Emoções. Ao invés de fugir delas, permaneça e entenda seus sentimentos e emoções. Fugir só vai piorar, enfrente-as, seja corajoso(a).

.Aprenda a dizer não. Às vezes um "não" dito a alguém, é um sim para você.

.Organize seu ambiente.

.Hábitos de higiene

. Afaste-se de pessoas e emoções negativas.

O que você acha sobre o assunto?

Comece a focar em você, e verá. Tudo começará a fluir.

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