top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Como melhorar a eficiência na construção civil: cinco passos simples

Suas obras podem ser muito mais eficientes, seguras e com menos erros se você contar com as técnicas corretas para organização do trabalho.

Assim como em todo o mercado de trabalho, as obras também podem ser organizadas e com processos bem definidos para gerarem mais resultados.

Afinal, não se trata apenas de levantar um prédio e cada um faz o seu, mas sim de uma estrutura para tornar um projeto real com segurança e máxima produtividade.

Se você encontra dificuldades para fazer essa organização em seus canteiros de obras, veja algumas maneiras de fazer ajustes e alcançar mais eficiência em todo o processo.


Engenheiro civil na obra
Engenheiro civil na obra

Passo 1 - Tenha um planejamento para o canteiro de obras

Comece organizando todas as etapas da obra, a documentação de segurança necessária para que o trabalho inicie e todos os processos necessários para chegar até a conclusão do trabalho.

Depois de mapear todos esses passos, é hora de desmembrar a obra em pequenas partes, para que o planejamento fique menor e mais fácil de ser acompanhado.

Você sabe que quer o projeto final pronto, mas os passos necessários para isso são pequenos e acontecem dia após dia.

Faça um checklist mensal e semanal para acompanhar esses avanços e se as entregas estão acontecendo da maneira como deveria e, se não, o que você pode fazer para ajustar isso.

Passo 2 - Estabeleça um padrão para organização e limpeza

A segurança, saúde e produtividade da obra dependem da consciência da equipe com relação à limpeza e organização do espaço.

Isso porque um espaço desorganizado pode gerar acidentes, perda de equipamentos, excesso de produtos químicos que podem fazer mal e as ferramentas perdidas no meio disso tudo.

Portanto, o primeiro passo é destinar um local para armazenamento de cada item e também um espaço para descarte de materiais.

Além disso, implemente uma rotina de limpeza e organização ao final do dia de trabalho para que todos os dias a equipe inicie o processo com o canteiro de obras organizado.

Passo 3 - Faça a programação com os fornecedores

Como você planejou na etapa 1 toda a sua obra, já é mais previsível quando será necessário realizar a compra dos materiais, contratação de mão-de-obra específica e aluguel de equipamentos.

Com essa programação em mãos, sempre antecipe o contato com os fornecedores e deixe a contratação adiantada.

Dessa forma, a obra não para por estar esperando que um novo profissional chegue, que os materiais cheguem, que os equipamentos cheguem…

Lembre-se de que obra parada é sinônimo de prejuízo e perdas e isso não faz parte da nossa programação de implementar a eficiência no seu trabalho.

Passo 4 - Nunca abra mão dos equipamentos de segurança

Desde o plano, os equipamentos de proteção PRECISAM constar em todas as etapas da obra e também na orientação à equipe para usá-los.

Com a segurança, sua obra também se torna mais segura e eficiente.

Isso porque os trabalhadores podem trabalhar preocupando-se apenas com a tarefa executada, bem como você pode focar em outras atividades estratégicas invés de se preocupar se a equipe está protegida.

Além disso, a instalação de equipamentos de proteção coletiva se dá apenas uma vez e os trabalhos nos dias seguintes podem seguir com fluidez.

Ou seja, não há perda, apenas ganho de tempo e produtividade com o uso dos EPCs adequadamente.

E você também não quer ser pego pela fiscalização com uma equipe totalmente desprotegida para sofrer multas e até embargos em suas obras, não é?

Passo 5 - Organize a logística do canteiro de obras

Afinal, o que é a logística do canteiro de obras?

É simples, todo o trabalho possui um fluxo para ser executado e depende de cada membro da equipe executar sua função, correto?

No canteiro de obras funciona da mesma maneira. É preciso estabelecer quem fará o que, quando e onde para que cada um saiba sua responsabilidade e os processos aconteçam sem atrasos e com fluidez.

Assim, você também deve fazer a sua parte, mantendo-os sob orientação, além de fornecer todo aparato para que o trabalho não seja interrompido por falta de materiais ou equipamentos de segurança.

Estabeleça esse fluxo e documente no local das obras para que a equipe sempre se lembre do que precisa ser feito.

É hora de gerir obras mais eficientes!

Conte com a PROTEC para implementar segurança, tecnologia e eficiência no seu canteiro de obras.

Conheça nossas soluções e solicite seu orçamento agora mesmo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page