Entender os rumos que o mercado está tomando é primordial para alguém que está à frente de uma construtora ou de uma empresa que atua no segmento da construção civil.
Na Protec, costumamos estudar frequentemente e nos mantermos antenados, não só por questões mercadológicas, como também para atualização da equipe sobre as mais recentes tecnologias e ações.
Começo lhe fazendo um questionamento: Você compreende todas as regras e normas estabelecidas pela NR18?
· Um resuminho breve só para recordarmos sobre a NR18: Esta norma foi criada para auxiliar os trabalhadores em seus locais de trabalho e para oferecer as condições necessárias para evitar acidentes e problemas de saúde causados pela atividade laboral do trabalhador.
A construção civil é um dos segmentos que mais oferecem riscos à segurança dos trabalhadores e a NR18 orienta as ações para melhorar ao máximo as condições de trabalho, oferecendo suporte e melhoria para o bem-estar dos colaboradores de uma obra.
Pensando em todas essas questões, agora é mais fácil entender qual direcionamento o mercado está tomando para investir em segurança do trabalhador e cumprir as pautas estabelecidas pela NR18.
O passo-a-passo normalmente utilizado para cumprir a NR18 e investir na segurança dos trabalhadores da obra é o seguinte:
- Comunicar à DRT a realização da obra, o tipo de construção, endereço e o responsável, além de outras informações;
- Elaborar um PCMAT e disponibilizá-lo para o Ministério do Trabalho;
- Criação da CIPA, caso a obra dure mais que 180 dias;
- Elaboração do APR e da lista de todos os EPIs e EPCs que a obra demanda para que aconteça fornecendo o mínimo de segurança necessária para seus trabalhadores.
O mercado, cada dia mais, tem olhado para as questões de segurança e entendido que se trata de um investimento e não de custos.
Ao investir em segurança, posso dizer com toda certeza, que a sua construtora irá perceber o retorno em pouquíssimo tempo, ao ter: funcionários motivados, empenhados, obra funcionando a todo vapor, menos dias de trabalho perdidos e obras que são entregues em muito menos tempo.
E, empresários visionários já conseguiram visualizar esses fatores.
E aí? Como você tem investido em segurança através de suas obras? Consegue perceber nitidamente os retornos que este investimento traz?
Comments