top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Construção é um dos segmentos que mais gerou empregos no país em 2021 até o terceiro trimestre

2021 começou com a promessa de ser um ano melhor para a economia depois do impacto que a pandemia de COVID-19 causou em 2020.

Mas não foi bem assim que as coisas ocorreram…

Logo no início do ano fomos impactados pela terceira onda de contaminações pelo vírus e uma nova recessão tomou conta de todo país.

Só que as coisas foram melhorando, a vacina foi alcançando cada vez mais pessoas, e as medidas de isolamento foram abrandando, o que possibilitou que a economia se recuperasse, ainda que lentamente.


Trabalhador da construção encostado em uma parede. Créditos: Pexels
Trabalhador da construção encostado em uma parede. Créditos: Pexels

A construção civil, em meio a esse cenário conturbado, teve papel importante para a retomada no Brasil e se destaca como um dos segmentos que mais gera empregos no país.

Por exemplo, em junho deste ano, enquanto o Brasil fechou o “balanço” com menos 10.984 vagas de trabalho, a Construção Civil criou 17.270 novas vagas de emprego formais. De acordo com a CBIC, foram 113.162 admissões e 95.892 demissões.

Isso, estamos analisando apenas as vagas de emprego formais, através do regime CLT, sem considerar os trabalhadores autônomos e informais do segmento.

Te convido, inclusive, a fazer um exercício na próxima vez em que sair às ruas: analise o número de obras em seu caminho e perceba que cresceu bastante o número de construções de casas, condomínios, prédios, edifícios empresariais, escritórios por todos os cantos.

Esse é o movimento da Construção Civil na economia do país e na geração de novos empregos.

O ritmo das contratações ainda não é acelerado, mas já movimenta a economia e a expectativa é que melhore progressivamente daqui por diante.

A previsão é que na segunda parte do ano, a movimentação de contratações seja ainda mais intensa que na primeira.

Isso graças à demanda latente por imóveis, o aquecimento da economia, a baixa nas taxas de juros, o fomento ao crédito imobiliário e a busca das famílias por casa própria. Todos esses fatores mostram que o cenário para o setor é positivo.

A PROTEC se orgulha por fazer parte dessa movimentação no setor e ter gerado novos empregos ao longo deste ano, através da nova sede e do crescimento da empresa. Novos colaboradores foram contratados em Monsenhor Paulo/MG, para funcionamento da nova PROTEC.

Em nossa matriz, em Guarulhos/SP, novas pessoas também foram recrutadas para integrar a equipe e colaborar com o nosso crescimento.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page