top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Diferença: pessoa ocupada x produtiva

Quantas vezes você deixou de fazer algo com a família, de participar de uma reunião importante para o seu negócio, de tomar uma decisão porque naquele momento você estava “muito ocupado”?

E quantas dessas vezes você estava fazendo algo que tomava muito seu tempo, atenção e era “chato” de fazer?

A verdade é que nem sempre você é uma pessoa que está produzindo, de fato, alguma coisa para o seu negócio.

Muitas das vezes você está apenas apagando incêndios, fazendo tarefas que outras pessoas poderiam executar em seu lugar ou correndo atrás do que deixou para trás e acabou te sobrecarregando.

E não é, mesmo, uma pessoa produtiva. Só é desorganizada. Ou ocupada, como dizem os mais românticos.

Mas qual a diferença entre estar ocupado e estar produzindo, ser produtivo?


Homem correndo, olhando para o relógio, apressado. Créditos: Pexels.
Homem correndo, olhando para o relógio, apressado. Créditos: Pexels.

Pessoa ocupada

É aquela pessoa que vive executando tarefas, nunca tem tempo para nada, sente que o dia precisa ter mais umas 10 horas e as rotinas são tão corridas que sufocam e prejudicam saúde mental, física e a vida pessoal.

É aquela pessoa que está sempre correndo, apagando incêndios, nunca está tranquila e sente que vai explodir a qualquer momento.

O trabalho a consome dia após dia e ela nunca sabe quando vai conseguir parar. Quando termina uma tarefa, já vem outra pronta para lhe pegar e sufocar de novo.

A pessoa ocupada tem a sensação de que é muito produtiva, pois está sempre fazendo algo para o seu trabalho.

Mas a verdade é que ela não consegue organizar sua rotina para produzir mais, com mais tranquilidade e entregar resultados significativos, pois sua cabeça vive ocupada e exausta demais para pensar em: novas soluções, novas ideias, encontrar saídas mais eficazes para as demandas.

A pessoa ocupada quer abraçar o mundo para mostrar que é importante, fundamental para o trabalho e acaba dizendo ‘Sim’ para tudo que lhe pedem, o que a torna ainda mais sobrecarregada.

Pessoa produtiva

A pessoa produtiva é aquela que independente da quantidade de coisas que tem para fazer, ela não compromete a qualidade do seu trabalho e nem o seu dia todo com tarefas.

Ela tem as atividades bem divididas ao longo do seu dia, sabe a hora de produzir, a hora de descansar.

A pessoa produtiva também sabe que não dá para abraçar o mundo se quiser continuar produzindo resultados. Então, ela não sai dizendo que pode fazer, que pode ajudar, que pode fazer mais uma atividade.

Ela sabe o momento de dizer ‘Não’ ao que lhe pedem.

Um profissional produtivo estabelece prazos para suas entregas, divide as atividades em tarefas menores, faz pequenas pausas e sabe exatamente quais são suas prioridades.

Isso faz com que esta pessoa esteja sempre antenada ao que acontece à sua volta e consiga pensar antes de sugerir uma solução, por exemplo.

E aí? Você está mais para...

Produtivo ou ocupado? Se perceber que o trabalho está sugando toda sua energia e tempo e que você já não vem conseguindo produzir como antes, é o momento de fazer uma pausa e rever suas prioridades para voltar a ser produtivo, não ocupado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page