Em geral, é possível ver diversos sites especializados e profissionais mostrando como fazer o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
Entretanto, como proteger a obra como um todo, incluindo visitantes e pessoas que passam pela construção?
Somente com os equipamentos de proteção coletiva.
Por isso, fizemos essa lista para mostrar como fazer o melhor uso e aproveitamento dos EPCs em seu canteiro de obras.
Em primeiro lugar, você deve mapear todos os equipamentos necessários para proteção em sua obra e, em seguida, fazer a sua solicitação na PROTEC, para garantir que todo material chegue às suas mãos com alta qualidade.
Depois, seu papel é conferir tudo quando os materiais chegarem e distribuir responsabilidades dentre os colaboradores da obra.
Quem vai instalar?
Quem vai supervisionar o uso?
Quem vai armazenar corretamente?
Quem vai ajudar em todos os processos?
Esse papel é fundamental para conscientizar a equipe sobre o uso dos equipamentos e também para garantir que todos terão seu papel na garantia da segurança dentro da obra.
Agora, o próximo passo é continuar monitorando o uso desses equipamentos no dia-a-dia, se eles estão instalados corretamente, se estão sendo utilizados e efetivamente cumprindo o papel de proteger a equipe.
Aliadas aos equipamentos de proteção coletiva, estão as medidas de proteção coletiva, que envolvem:
A desenergização elétrica;
Isolamento das partes vivas;
Sinalização no canteiro de obras;
Dentre outras.
Essas ações combinadas farão toda diferença no resultado final da obra, que se dará de maneira mais rápida, eficiente e produtiva.
Assim, evitam-se prejuízos com dias de trabalho perdidos, multas por falta de segurança e, o mais valioso, perder vidas.
Comments