top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Ferramentas de trabalho poderosas para o Técnico de Segurança

São mais de 11 anos no mercado, vasta experiência com segurança e construção civil e um sem número de técnicos de segurança que já nos agradeceram para experiência única com a PROTEC.

Mas além disso tudo, nós desenvolvemos amizade e relacionamento duradouro com nossos amigos, clientes e parceiros da área.

E, com isso, podemos afirmar com toda certeza: seu trabalho será bem mais fácil e ágil se você contar com estar ferramentas para organizar o seu dia-a-dia.

É Técnico de Segurança e não sabe mais o que fazer aumentar a produtividade e o reconhecimento pelo bom trabalho que você exerce? Aposte nestas 05 ferramentas.


Técnico de segurança no trabalho. Créditos: Unsplash.
Técnico de segurança no trabalho. Créditos: Unsplash.

Trello

O Trello é um gerenciador de tarefas simples de usar e bastante completo. Existem ferramentas similares, como Notion ou Bitrix.

A interface facilita a navegação e nele você pode colocar todas as atividades que você precisa executar, colocar prazos, incluir tags para sinalizar cada tipo de atividade que você precisa fazer e anotar todas as informações pertinentes ao trabalho.

Você ainda pode colocar outras pessoas em seus quadros de atividades, caso esteja trabalhando em um projeto com mais membros na equipe. E todos podem contribuir para organização das tarefas.

É simples, descomplicado, gratuito e uma mão na roda para agilizar, delegar e organizar seus processos.

LinkedIn

Autônomo, dono de empresa ou funcionário CLT, não importa. Você precisa estar presente no LinkedIn.

É através da rede social que você vai se conectar com pessoas da área, ter espaço para apresentar seus projetos para um número gigantesco de pessoas e despertar o interesse para novos trabalhos ou parcerias.

Não é só uma rede social para distribuir seu currículo quando você está desesperado.

É um fantástico espaço de contribuição profissional em que você aprende, ensina, conhece e valoriza o seu trabalho dentro do mercado.

Quer ser mais reconhecido? Não fique só esperando indicação e comece a mostrar seus trabalhos e seu ponto de vista sobre o mercado aqui.

Mapa de processos

Esta é a ferramenta que não pode faltar de forma alguma em seu dia-a-dia.

O mapa de processos vai documentar todos os procedimentos que devem ser adotados nos trabalhos em que você estiver atuando para que a segurança de todos seja preservada.

O que precisa ser feito no dia-a-dia, semanalmente, mensalmente, etc.

Todos os processos são detalhados e desenhados neste mapa, para facilitar a visualização e compreensão de todos os membros da equipe, mesmo os mais leigos, que não tem conhecimento profundo sobre segurança do trabalho.

Você pode contar com ferramentas como o MindMeister, por exemplo, para fazer um mapa detalhado de todos os procedimentos em todos os projetos em que você estiver atuando e distribuir para toda a equipe.

5W2H

Essa ferramenta será extremamente importante para apoiar o seu mapa de processos.

Você definiu o que precisa ser feito, agora precisa detalhar como, quanto vai custar, por quem será feito e todos os demais detalhes para delegar as responsabilidades de cada membro da equipe.

O mapa é para visualizar, o 5W2H é para delegar.

Neste documento, você vai detalhar 07 informações importantes para todo trabalho:


  • Por que fazemos este projeto?

  • O que será feito?

  • Por quem será executada cada tarefa?

  • Como será feito?

  • Quanto vai custar?

  • Onde será executado?

  • Quando será entregue cada tarefa?


EPIs e EPCS

E eis que chegamos às ferramentas mais importantes para um Técnico de Segurança trabalhar: os equipamentos de segurança coletiva e individual.

Há empresas que contratam os técnicos, mas negligenciam seus pedidos de EPIs e EPCs.

Não seja conivente.

Os equipamentos são primordiais para a saúde e segurança de todos os envolvidos na obra e nós já comprovamos algumas vezes em nossos conteúdos que os equipamentos de segurança são investimentos, não gastos e que eles aumentam a produtividade nos canteiros de obras.

Se você tiver algum problema parecido, use estes argumentos para mostrar ao seu superior ou cliente o porquê ele precisa investir em todos os equipamentos listados.

Agora é mão na massa!

Com todas as ferramentas importantes em mãos, você tem uma missão agora: trabalhar com produtividade, segurança e foco no desenvolvimento da sua carreira.

Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Conta aqui nos comentários como você trabalha e se organiza no dia-a-dia.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page