top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Produtividade x Ocupação: será que você está mesmo o tempo todo ocupado?

Sem tempo para relaxar, curtir a família, aproveitar um novo hobbie, conhecer um novo lugar? Você sente que está o tempo todo ocupado, sobrecarregado e cheio de trabalho a fazer?

Pessoas que ocupam altos cargos ou que assumem o próprio negócio tendem a sentir essa sobrecarga de tarefas a fazer. Parece que você nunca tem tempo para nada e só faz trabalhar. E quanto mais trabalha, mais trabalho tem a fazer.

Mas será que você está mesmo ocupado o tempo todo ou não está gerindo seu tempo para entregar o que precisa com mais produtividade?

Estar ocupado sempre, trabalhar 10 horas por dia e trabalhar mais após chegar em casa não é sinônimo de produtividade.

Isso é sinal de que você precisa gerir melhor o seu tempo e afazerem. Os principais motivos que levam as pessoas a sentirem esse esgotamento são:


Pessoal segurando relógio. Imagem: Unsplash
Pessoal segurando relógio. Imagem: Unsplash

  • Falta de organização


Você faz as coisas pela ordem que lembra, que vê à sua frente. Não tem um padrão de organização por urgência e importância de cada atividade.

Ter um planejamento semanal ou mensal vai te ajudar a ter uma visão macro de tudo que você precisa fazer e, com isso, encontrar lacunas para cuidar de você mesmo e descansar.

Além disso, se organizando melhor, você começa a marcar quanto tempo leva para entregar cada tipo de atividade e, assim, saberá até precificar melhor o seu trabalho.

E, se surgirem problemas urgentes para resolver, seu tempo estará bem organizado, o suficiente para encaixar essa nova demanda, sem se sobrecarregar mais.


  • Você tem dificuldade em delegar tarefas


É comum que a gente sinta dificuldade em passar algumas tarefas a outras pessoas, por sentirmos que nossa importância para o negócio será menor ou por medo de os outros não saibam executar com tanta maestria quanto nós mesmos.

Mas essa é uma parte necessária para aumentar a produtividade dos gestores, para que possam se concentrar em atividades mais importantes e estratégicas para o negócio.

Quais tarefas tomam seu tempo, mas que outras pessoas podem ser treinadas, ensinadas e aprenderem a executar com a mesma eficiência?

Quais tarefas são repetitivas e mecânicas e podem ser feitas por pessoas da equipe de sua confiança?

Faça uma lista dessas atividades e delegue.


  • Você pega mais tarefas/trabalhos do que dá conta


Esqueça aquela frase “trabalhe enquanto eles dormem”.

Ter tempo com a família, descanso, lazer também é importante para sua saúde física e mental. Tanto quanto a pequena porcentagem que você fará a menos no mês de passar a se dedicar um pouco mais a sua saúde.

Dinheiro é importante? Muito. Por isso é que trabalhamos e vamos em busca.

Uma pessoa que trabalha normalmente 9/10 horas por dia já acaba o dia exausto. Imagine você que quer trabalhar 16 horas?

Estabeleça uma agenda de trabalho e a siga à risca.

Não pegue mais projetos do que o estipulado por você mesmo nesta agenda. São X projetos por mês. São X clientes fixos. São X demandas. São X reuniões. É isso.

Você se considera uma pessoa ocupada ou que não sabe organizar seu tempo? Ou por aí está tudo ok com sua gestão do tempo? Nos conte aqui como você administra suas tarefas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page