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  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

03 práticas de marketing pessoal para engenheiros civis e técnicos de segurança

Seja autônomo ou em busca de oportunidade de trabalho, a verdade é que todo e qualquer profissional precisa de uma boa dose de marketing pessoal para divulgar sua marca e conquistar seus objetivos profissionais.

Engana-se quem pensa que só serve para quem deseja seguir carreira acadêmica, em eventos ou no empreendedorismo.

O Engenheiro ou Técnico que sabe se promover destaca-se no mercado e alcança maiores oportunidades que os demais.

E, para isso, você não precisa ser nenhum grande expert do mercado do marketing, mas vai precisar se aprofundar em alguns conceitos importantes para deixar sua marca profissional registrada por onde passar.


Pessoa mexendo em notebook sobre mesa com papeis. Créditos: Unsplash.
Pessoa mexendo em notebook sobre mesa com papeis. Créditos: Unsplash.

Veja algumas boas práticas que você deve adotar para ser o especialista dos sonhos de qualquer cliente e empresa.


  • Autoconhecimento


O engenheiro civil ou técnico que sabe se promover ele tem um autoconhecimento profundo.

Isso porque, para mostrar a outras pessoas o seu potencial como profissional, você precisa saber, antes, qual é o seu potencial.

Para isso, você irá analisar seus pontos fortes e fracos, suas qualificações, sua especialidade, as situações em que você se dá bem e outras em que passa apuros.

E, em seguida, você vai trabalhar sua imagem em cima de seus pontos fortes e buscará corrigir ou minimizar os pontos frágeis da sua carreira.

Isso não significa que você deverá buscar ser a pessoa perfeita. Mas você vai construir uma imagem real, de alguém que é humano, como a pessoa que está digitando este texto ou o nosso CEO.

Pessoas contratam pessoas e a perfeição não pertence à nossa condição humana.

Profissionais que não se conhecem caem no erro de tentar transmitir a todo custo a imagem de perfeição, de zero erros, que é algo que simplesmente não existe.

A ideia é construir seu marketing em cima de seus pontos fortes, você vai se posicionar no mercado através desses atributos identificados.


  • Perfil profissional além do LinkedIn


“Eu vou promover a minha marca pessoal no LinkedIn, né?”

Sim e não.

Você vai usar a maior rede profissional do mundo também. Mas não se atenha somente a ela. Instagram e Pinterest, por exemplo, oferecem oportunidades tão boas quanto o LinkedIn para os profissionais que sabem criar bons conteúdos por lá.

E, se você fica preso somente a uma rede social, você limita seu público e o alcance da sua marca.

Você pode transformar um artigo do LinkedIn em Pin e um carrossel no Instagram. Ou aquele seu vídeo do IGTV do Instagram em um artigo do LinkedIn.

As opções de “reciclagem” de conteúdo são infinitas e a expansão da sua marca pessoal acontecerá em velocidade bem maior apostando em outros canais.

Esses que citamos foram apenas exemplos, mas você pode ir muito além e inovar na comunicação da sua marca pessoal.


  • Participe e organize eventos


Sim, você pode organizar eventos de sucesso, mesmo sem ser uma grande construtora organizando grandes feiras de construção civil. E ainda assim atrair um público gigante para acompanhar a sua trajetória profissional e construir um networking forte e estratégico através desses eventos.

Como?

Simples. Lives no Instagram, no YouTube e Facebook são ferramentas gratuitas e poderosíssimas para atrair pessoas qualificadas, interessadas no que você tem a dizer e em bom volume.

E quando você compartilha seu conhecimento, mostra que tem domínio do mercado e dos assuntos, que sabe onde e quando quer chegar, automaticamente as pessoas confiam na sua autoridade profissional.

Você está abrindo o jogo e mostrando que sabe a muita gente. Quer forma melhor de se posicionar como autoridade que essa?

Você também pode apostar em outros modelos de eventos e participar dessas grandes feiras. Até porque uma forma de promover sua pessoalidade não exclui a outra.

Parcerias inimagináveis e contratos de algumas várias cifras são firmados nesses eventos presenciais e online.

Hora de colocar sua marca pra jogo!

Mesmo sem conhecer profundamente o mundo do marketing pessoal e dos grandes mestres da autopromoção, você pode se destacar no mercado e ser um profissional desejado por todos os clientes e empresas.

Você precisa se posicionar e se colocar no radar dessas pessoas para ser descoberto.

O passo mais importante é o primeiro: apenas comece a construir seu legado e criar a sua marca pessoal no universo da construção civil e da segurança do trabalhador.

Você já está executando alguma dessas ações?

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