Procrastinação. Uma pequena palavra que talvez muitos não entendam, e nem saibam o verdadeiro significado, mas que faz parte do dia a dia da população mundial.
Em média a procrastinação afeta cronicamente de 15 a 20% da população adulta e ocasionalmente 90% das pessoas em geral.
É simples e muitos se identificam, são pequenas frases como "amanhã eu faço." ou "hoje está muito difícil, amanhã eu termino." que estão te auto sabotando e prejudicando a sua vida e talvez um futuro.
Se você é do tipo de pessoa que programa algo para fazer em um determinado tempo e quando começa nos primeiros minutos já abandonou com a ideia de executá-la um outro dia.
Você além de estar procrastinando, está atrapalhando seu desenvolvimento, e um um futuro que tenha planejado.
Veja abaixo algumas das causas, e possíveis tratamentos.
O que leva a esse comportamento?
Segundo Fernanda Queiroz, psicóloga e neuropsicóloga, cofundadora da clínica Estar, há várias explicações para a procrastinação. [Vida e Ação]
Em geral, entre os motivos que levam a esse comportamento podemos encontrar o excesso de preocupação com a própria capacidade, desorganização, medo de fracassar, distração, perfeccionismo.
Também há pessoas que tiveram pais rígidos com expectativas muito altas em relação aos filhos.
É basicamente você estar ansioso e estressado ou estar enfrentando o sentimento de frustração e ressentimento associados a uma tarefa, a tendência é procrastinar para regular nossas emoções.
Porém, quando fazemos isso o efeito é passageiro, talvez nos primeiros instantes você se sinta bem e resolvido, mas quando volta para a realidade percebe que só piorou a situação.
Causas psicológicas e fisiológicas
Esse tipo de atividade pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de auto estima.
Há pessoas que sempre deixam para depois pelo simples fato de excesso de cobrança ou medo de errar e fracassar.
Outra causa, está relacionada com uma parte do cérebro, mais precisamente no córtex pré-frontal.
Se há algo incomum nessa área, uma possível lesão, por exemplo, o indivíduo pode sofrer muito com distrações, se perder no tempo, e não ter muitos resultados ao decorrer dos anos.
Isso ocorre porque o córtex córtex pré-frontal é responsável, entre outras coisas, mas principalmente pelo controle dos impulsos e determinação do foco.
Lembrando que nenhum diagnóstico pode ser feito sozinho. Sempre procure um profissional que possa ajudá-lo nesses casos.
Possíveis impactos
Há vários efeitos sobre a vida pessoal, financeira, familiar e entre outros.
Um dos efeitos, é a relação do indivíduo com a família e amigos estar comprometida.
Pois pelo acúmulo e com o pensamento de sempre deixar para depois é difícil encontrar tempo ou não conseguir se organizar na agenda e se fazer presente para pessoas importantes.
No ambiente profissional os malefícios também são significativos. Além de ficar mal visto pelos empregadores ou clientes por não cumprir um prazo combinado, acaba atrapalhando a equipe.
Além de causar inúmeros danos à saúde. Pois a procrastinação tem influência direta na saúde e na qualidade de vida.
Isso ocorre porque, ao atrasar atividades importantes e não conseguir atender todas as demandas, a pessoa começa a se sentir mal, com falta de ânimo, angustiado e sem energia.
Podendo causar vários distúrbios mentais. Também afeta a saúde física, pois sempre adiamos uma possível dieta ou exercício, ou até uma consulta médica, para depois e nunca para agora.
Possíveis resoluções
Dê o primeiro passo, mesmo que pareça difícil. A dica é estabelecer pequenas metas, que sejam simples de concluir. A sensação de acabá-la trará bem estar e mais confiança em si.
Gerencie suas emoções, não apenas seu tempo. Não é apenas falta de tempo, mas também a sua dificuldade em administrar emoções. Reflita sobre os motivos por trás da procrastinação e enfrente.
Dê nome ao problema: é mesmo procrastinação? Não é qualquer atraso que se encaixa em procrastinação, por tanto se você tinha um determinado tempo para concluir uma atividades mas surgiu uma emergência, não se auto intitule um procrastinador.
Visualize seu futuro "eu". Quem procrastina apoia a ideia de deixar para depois porque será melhor. Isso está completamente errado, nenhuma mudança brusca é feita em pouco tempo, requer planejamento e tempo. Não se cobre muito.
Faça planos que incluam imprevistos.
Faça uma coisa de cada vez.
Divida a tarefa em vários passos.
Controle antes que se torne um hábito, Pois ficará cada vez mais difícil se não controlar.
Bloqueio estímulos externos.
Você é mais…
Procrastinador ou objetivo?
Vale a pena estudar um pouco mais sobre o tema abordado, afinal seu futuro está em suas mãos.
Comments