top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

Como conferir a qualidade dos EPCs da sua obra?

O Equipamento de Segurança Coletiva é fundamental para preservar a vida dos trabalhadores da obra e de todas as pessoas que passam pelo seu entorno.

Portanto, é algo que não pode falhar de forma alguma, pois diz respeito à segurança de muitas pessoas.

É nesse cenário que o responsável pela obra deve atuar e garantir que todos os EPCs sejam de boa qualidade, preservem a vida de todos e sejam armazenados corretamente.

Aqui vão 5 passos para você seguir para conferir se está tudo ok com os EPCs da sua próxima obra.


#1 Planeje a obra

Como é que você vai conseguir administrar a qualidade dos equipamentos de segurança, encontrar o melhor fornecedor, cumprir a lista com todos os itens necessários, sem ter um planejamento em mãos?

Antes de iniciar a obra, é fundamental planejar todos os itens que precisam ser comprados, alugados e checados para que tudo ocorra bem.

Dessa forma, você encontra com antecedência os melhores fornecedores, os melhores prazos, ganha até poder para negociar o preço e consegue saber o que precisa para cada etapa da obra.

De forma alguma, por mais urgente que um trabalho seja, abra mão do planejamento.


#2 Tenha um cronograma de inspeção

Com que frequência os equipamentos alugados e comprados serão checados por você e pela sua equipe?

Em que horário, de que forma e a cada quantos dias?

Essa etapa é primordial para assegurar que sua equipe não está utilizando equipamentos velhos, danificados ou que não são seguros.

Não adianta nada ter todos os equipamentos da sua lista planejada, se eles não funcionam como deveriam.

Você precisa fazer essa checagem a cada período determinado. Inclusive, deve determinar também que fará a inspeção em cada equipamento.


#3 Escolha os melhores fornecedores

Você pode até ter todos os itens necessários da sua lista em mãos, mas eles não valerão de nada se não forem de boa qualidade.

Além disso, você ainda pode cair na cilada de escolher um fornecedor sem conhecê-lo, escolher pelo menor preço de todos e demorar dias e dias para receber os equipamentos.

Assim, ou a obra atrasa ou você corre riscos e inicia o trabalho sem a segurança que precisa.

Ter um fornecedor estratégico, como a PROTEC Proteções, é fundamental para tudo ocorrer como planejado, com segurança e agilidade.


#4 Cheque tudo na entrega

Nem pense em receber todos os equipamentos às pressas e deixar para conferir depois o que você recebeu do seu fornecedor.

Quem garante que todos os itens estão ali? E quem garante que todos os EPCs solicitados estão em boa qualidade ou bom estado para uso?

E depois que você receber a mercadoria, der o ‘Ok’ na entrega, não adianta reclamar depois, porque será difícil resolver, ainda mais se a empresa não for parceira do cliente.

Chegou seu pedido? Confira para não ficar na mão e para agilizar o seu próprio trabalho.


#5 Faça uma lista para avaliar os itens

Se você tiver um checklist de tudo que precisa e de todos os itens que precisam estar em conformidade em cada um dos equipamentos que vai receber, é melhor ainda.

Isso porque você confere com assertividade e não corre o risco de ficar depois com um equipamento com um problema mínimo, mas que atrapalha a produtividade e segurança da equipe, porque você esqueceu de conferir.

Vá com seu checklist e marque tudo que está “ok” e o que não está.

Dessa forma, é mais ágil e fácil resolver se algo estiver fora do que foi pedido.


SEM DÚVIDAS, VÁ DE PROTEC!

Não deixe a segurança da sua equipe nas mãos de qualquer empresa. Confie na PROTEC, que possui mais de 12 anos de experiência de mercado, os mais tecnológicos e seguros equipamentos de proteção e para construção e que nunca deixou um cliente na mão.

Solicite seu orçamento.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page