top of page
  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

4 dicas para prevenir acidentes de trabalho

O índice de acidentes de trabalho no Brasil é altíssimo e os empregadores e líderes tem como dever combater estes acidentes fornecendo os materiais fundamentais para a segurança da equipe e prestando a orientação necessária.

Para conseguir reduzir o número de acidentes e manter a sua equipe segura, veja só medidas que podem ser adotadas pela sua empresa.


Local de obras com trabalhadores em atividade. Créditos: Pexels.
Local de obras com trabalhadores em atividade. Créditos: Pexels.

Identifique e liste todos os riscos na empresa

Se você quer que sua empresa seja um espaço sem acidentes, você precisa identificar primeiro quais são as maiores causas de acidentes.

Sabendo quais são os itens que oferecem risco, quais situações mais geram acidentes, você será capaz de minimizá-los ou eliminá-los.

Então, seu primeiro passo enquanto gestor, deve ser mapear tudo aquilo que oferece risco à equipe e listar em um documento.

Forneça todos os EPCs necessários

Após entender quais são os riscos presentes ao longo do trabalho executado pela equipe na empresa, sua próxima ação deve ser garantir o que é necessário para a segurança de todos: os equipamentos de segurança.

Estes devem ser sempre novos, bem armazenados, manuseados corretamente e disponibilizados para toda equipe em ocasiões em que se fizerem necessários.

Investir em equipamentos de segurança é garantir que sua empresa está livre de multas, embargos, problemas trabalhistas e o risco de acidentes torna-se quase nulo.

Implemente a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes visa orientar toda a equipe, promover atividades, palestras e dinâmicas para conscientização sobre a importância da segurança do trabalho, uso e manutenção adequados dos equipamentos e cobranças de melhorias da empresa.

A comissão é formada por colaboradores indicados pelos próprios funcionários e pelos empregadores, assim torna-se uma equipe mista que representa ambos os interesses.

Com uma CIPA, sua empresa tem uma equipe responsável e alerta para cuidar da segurança de todos.

Adote a brigada de emergência

De maneira voluntária, angarie alguns colaboradores para serem treinados para agir em casos de emergência na empresa.

Qualquer pessoa da equipe pode desenvolver essa função, desde que aceite passar pelo treinamento de emergência e primeiros socorros.

Com uma equipe assim à frente da segurança da empresa, é mais rápido agir em casos de acidentes e você já tem pessoas preparadas à disposição, antes de receber as equipes de saúde para realizarem os primeiros atendimentos.

Empresa segura é empresa produtiva!

Invista em segurança para sua empresa ter uma equipe motivada, engajada, segura e sem acidentes.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page