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  • Foto do escritorPriscila Lemes Marques

04 dicas para alavancar os resultados da sua construtora

Abrandamento das normas de isolamento social, economia começando a sair do sufoco e a previsão de um 2022 com muitas obras e crescimento na construção civil. Esse é o cenário promissor que temos neste final de ano.

E, se você deseja aproveitar o novo ano para crescer e colocar sua construtora no topo, preste atenção nessas 04 dicas que temos para você.


Obras de grandes edifícios, com máquinas e operários trabalhando. Créditos: Unsplash.
Obras de grandes edifícios, com máquinas e operários trabalhando. Créditos: Unsplash.

#1. Planeje suas ações

Antes de sair atirando para todos os lados, empolgados e querendo construir tudo, é preciso ter um planejamento realista e consistente em mãos.

Isso significa que você deve planejar os próximos passos com cautela e ambição, ao mesmo tempo.


  • Quantos empreendimentos pretende assumir em 2022?

  • Quantos novos clientes quer conquistar?

  • Quantos funcionários deverão ser contratados no próximo ano?

  • Qual a projeção de faturamento?


Estes são apenas alguns dos itens que devem constar em seu plano, que vai direcionar todo funcionamento da construtora ao longo do ano.

#2. Otimize seus processos

Outro meio importante para alavancar seus resultados é apostando na otimização dos processos.

Se determinado processo é lento e vem atrasando suas entregas, veja como é possível implementar melhorias para torná-lo mais ágil.

O que a construtora faz que dá muito certo, que é bem ágil e não há problemas de comunicação entre os colaboradores?

Copie o modelo desse processo e implemente onde há falhas.

Se um processo é bom, mas você identifica pontos que podem ser melhorados ainda mais, não pense duas vezes para testar.

Quanto mais os processos de trabalho são melhorados, mais a qualidade do serviço sobe e mais os clientes vão perceber valor na sua empresa.

#3. Invista na sua construtora

Assim como você investe nas obras e na contratação de novos membros para a equipe, você precisa investir na construtora mesmo, em sua imagem e sede.

Não hesite em buscar apoio de profissionais da área do marketing e propaganda para trabalharem a sua imagem diante do público, com boas ações e conteúdos nas redes sociais, por exemplo.

Ter uma boa imagem e estar sempre presente na rotina do público é importante para ser uma das primeiras a serem consideradas no momento de compra do cliente. Além disso, torna-se uma marca respeitada e valorizada no mercado.

Você também deve investir na estrutura do negócio. Escritórios confortáveis, computadores e celulares bons para a equipe comercial, entre outros itens que fazem toda diferença na produtividade, imagem e valorização da marca no mercado.

É aquela velha máxima que vale aqui “A primeira imagem é a que fica”.

#4. Invista em equipamentos e materiais

Fundamentais para que a equipe possa produzir no canteiro de obras e no escritório, se você quer ter bons resultados, precisa ter em mãos equipamentos e materiais de alta qualidade.

Sem equipamentos, a equipe não produz. Se a equipe não produz, a empresa não cresce.

É simples a equação.

Ter equipamentos aumenta a produtividade, pois colaboradores não ficam “parados” durante o horário de serviço e equipamentos de qualidade agilizam a entrega das obras dentro dos prazos.

Este é o momento de você pensar nos equipamentos e materiais como investimento e colocar qualidade naquilo que sua construtora entrega.

... Este é o caminho do crescimento!

Se você quer crescer e não sabe como, a real é que vai precisar investir.

Ter materiais, equipamentos, uma sede, uma boa equipe, bons processos é fundamental para uma empresa que deseja ter sucesso no mercado.

Mas o início de tudo é o planejamento. Sem planejamento você não saberá como, quando e quanto investir nos itens seguintes e seguirá perdido e sem crescer.

Está pronto para colocar nossas dicas em prática?

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