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Ismael Veloso

5 passos para se planejar para 2022

O final de um ano e início de outro é um marco em nossas vidas pessoais e profissionais.

Sempre encerramos com diversos sonhos que desejamos colocar em prática, metas e resoluções para serem cumpridas...

É o encerramento e início de um ciclo, que enche nossos caminhos e corações de esperança.

Mas dirigir uma empresa vai além de se encher de esperança e desejar que ela prospere nos próximos 365 dias.

É necessário planejamento, para guiar a tomada de decisões ao longo do ano, definir as metas e ações para que daqui 1 ano você olhe para a empresa e veja o sucesso almejado e não um descontrole total.

E seu planejamento não precisa ser um bicho de sete cabeças, horrível e complicado de fazer.

Aqui, nós mostramos a você 05 passos para construir seu planejamento estratégico para 2022.


Velas de números formando 2022. Créditos: Pexels.
Velas de números formando 2022. Créditos: Pexels.

#1 Faça um diagnóstico da situação atual da construtora

Você não pode começar um novo ano, sem entender como finalizou o ano anterior. É de onde você está para onde você quer ir que se trata o seu planejamento.

Entender a que pé a empresa está, como foi o ano que passou, quais ações deram muito certo e quais foram um caos é um processo fundamental para planejar 2022.

Então, seu primeiro passo é analisar todos os setores da empresa e como foi o ano de 2021 para vocês no geral:


  • Quantas obras foram atendidas?

  • Quantos clientes novos ingressaram?

  • Quantos clientes nos deixaram?

  • Quantos funcionários foram contratados? Quantos deixaram a empresa?

  • Qual o prazo médio para entrega das obras?

  • Como a marca está sendo percebida pelos clientes e pela comunidade?

  • Os objetivos traçados para este ano foram alcançados?

  • Em quais setores precisamos melhorar?

  • Por que estas metas não foram batidas?

  • Onde acertamos? Onde falhamos?

  • Quantas ações de marketing foram desenvolvidas ao longo do ano? Quais foram os resultados?


Em geral, essas são as perguntas a que você deve responder neste autodiagnostico empresarial para entender como foi o ano que passou para sua construtora.

#2 Inclua toda equipe no planejamento

Sua empresa não se ergueu sozinha. Toda instituição é feita de pessoas e para pessoas.

E o maior erro que qualquer empresário pode cometer é tentar decidir sozinho quais são os próximos passos a serem dados, sem consultar os especialistas de cada setor da empresa e suas visões.

Você pode achar genial determinada ação de marketing para o Dia da Mulher em 2022, mas só o especialista é que poderá determinar o sucesso ou o fracasso desta ação, se é viável realiza-la ou não.

Além disso, como você poderá estabelecer as metas, sem que os membros da equipe saibam o que precisam atingir em 2022?

Portanto, chame os responsáveis por cada departamento da construtora para discutir as ideias e mudanças necessárias para o crescimento da empresa no próximo ano.

Cada membro irá expor sua visão, quais investimentos são necessários e vocês irão ponderar essas ideias dentro do seu planejamento.

#3 Defina os objetivos e metas para o próximo ano

Agora sim, finalmente, é hora de começar a visualizar o que você deseja para o ano seguinte.

Trace os objetivos macro e divida-os em metas menores, que serão alcançadas ao longo do ano.

Por exemplo:


  • Objetivo: Aumentar em 10% a participação de mercado

  • Metas: Conquistar 10 novos clientes por mês – Conquistar 100 novos leads no site toda semana – Realizar 1 nova parceria por mês – Participar de 5 eventos do setor no ano


O objetivo determina o que a empresa quer alcançar no período e as metas mostram como você vai conquistar seu objetivo.

E lembre-se de que as metas precisam ser mensuráveis, ter um prazo, serem fáceis de entender, não podem ser impossíveis de alcançar e relevante para a empresa. Apoie-se na metodologia SMART para defini-las.

#4 Tenha um plano de ação palpável para cada meta

Cada uma de suas metas deve ter um plano de ação claro e simples para ser seguido para que a equipe saiba o que fazer para atingir aos objetivos determinados pela empresa.

Um bom exemplo:


  • Conquistar 10 novos clientes por mês:


1. Ligar para X prospects todos os dias – 2. Enviar X propostas por dia – 3. Agendar X reuniões de fechamento por semana – 4. Seguir X metodologia para negociação nas vendas

Esse é o caminho que a equipe irá seguir para conquistar os novos clientes todos os meses.

Sem um plano de ação, a equipe até sabe o que precisa alcançar, mas não imagina como fazer e cada membro pode seguir um método para chegar aos resultados.

Quando você padroniza e determina os processos, tudo fica mais claro e fluido.

#5 Não trace um plano rígido, mas flexível

A pandemia veio e nos mostrou que nada está sob nosso controle.

Todo mundo foi pego de surpresa, mas empresas com planejamento extremamente rígidos e sem a mente aberta para buscar novas soluções com certeza foram as mais prejudicadas.

O planejamento não é uma lei, é um documento que direciona as ações da empresa e, se em determinado momento ele não fizer mais sentido, é hora de recalcular a rota.

E está tudo bem.

Não significa que você errou no planejamento. Você precisa entender que sua empresa está inserida em um macroambiente e cercada de fatores as quais ela não tem controle, como política, tecnologia, saúde, etc.

Tudo isso influencia diretamente nos resultados.

Por isso, é sempre importante observar os movimentos dos fatores que cercam a empresa, o andamento do mercado e fazer mudanças quando for necessário.

Esse é o ponto mais importante do seu planejamento: atenção à sua volta e às mudanças.

Vamos colocar esse plano para jogo?

Chega de ler artigos sobre planejamento e vamos planejar como vai ser o seu novo ano.

O sucesso, agora, está em suas mãos e nas mãos da sua equipe, que vai seguir estes 05 passos que a nossa galera da PROTEC segue todos os anos e que nos potencializa cada dia mais.

Basta observar o quanto crescemos, mesmo em meio à pandemia, para visualizar se estamos ou não no caminho certo.

Bora planejar um ano sensacional?

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