O final de um ano e início de outro é um marco em nossas vidas pessoais e profissionais.
Sempre encerramos com diversos sonhos que desejamos colocar em prática, metas e resoluções para serem cumpridas...
É o encerramento e início de um ciclo, que enche nossos caminhos e corações de esperança.
Mas dirigir uma empresa vai além de se encher de esperança e desejar que ela prospere nos próximos 365 dias.
É necessário planejamento, para guiar a tomada de decisões ao longo do ano, definir as metas e ações para que daqui 1 ano você olhe para a empresa e veja o sucesso almejado e não um descontrole total.
E seu planejamento não precisa ser um bicho de sete cabeças, horrível e complicado de fazer.
Aqui, nós mostramos a você 05 passos para construir seu planejamento estratégico para 2022.
#1 Faça um diagnóstico da situação atual da construtora
Você não pode começar um novo ano, sem entender como finalizou o ano anterior. É de onde você está para onde você quer ir que se trata o seu planejamento.
Entender a que pé a empresa está, como foi o ano que passou, quais ações deram muito certo e quais foram um caos é um processo fundamental para planejar 2022.
Então, seu primeiro passo é analisar todos os setores da empresa e como foi o ano de 2021 para vocês no geral:
Quantas obras foram atendidas?
Quantos clientes novos ingressaram?
Quantos clientes nos deixaram?
Quantos funcionários foram contratados? Quantos deixaram a empresa?
Qual o prazo médio para entrega das obras?
Como a marca está sendo percebida pelos clientes e pela comunidade?
Os objetivos traçados para este ano foram alcançados?
Em quais setores precisamos melhorar?
Por que estas metas não foram batidas?
Onde acertamos? Onde falhamos?
Quantas ações de marketing foram desenvolvidas ao longo do ano? Quais foram os resultados?
Em geral, essas são as perguntas a que você deve responder neste autodiagnostico empresarial para entender como foi o ano que passou para sua construtora.
#2 Inclua toda equipe no planejamento
Sua empresa não se ergueu sozinha. Toda instituição é feita de pessoas e para pessoas.
E o maior erro que qualquer empresário pode cometer é tentar decidir sozinho quais são os próximos passos a serem dados, sem consultar os especialistas de cada setor da empresa e suas visões.
Você pode achar genial determinada ação de marketing para o Dia da Mulher em 2022, mas só o especialista é que poderá determinar o sucesso ou o fracasso desta ação, se é viável realiza-la ou não.
Além disso, como você poderá estabelecer as metas, sem que os membros da equipe saibam o que precisam atingir em 2022?
Portanto, chame os responsáveis por cada departamento da construtora para discutir as ideias e mudanças necessárias para o crescimento da empresa no próximo ano.
Cada membro irá expor sua visão, quais investimentos são necessários e vocês irão ponderar essas ideias dentro do seu planejamento.
#3 Defina os objetivos e metas para o próximo ano
Agora sim, finalmente, é hora de começar a visualizar o que você deseja para o ano seguinte.
Trace os objetivos macro e divida-os em metas menores, que serão alcançadas ao longo do ano.
Por exemplo:
Objetivo: Aumentar em 10% a participação de mercado
Metas: Conquistar 10 novos clientes por mês – Conquistar 100 novos leads no site toda semana – Realizar 1 nova parceria por mês – Participar de 5 eventos do setor no ano
O objetivo determina o que a empresa quer alcançar no período e as metas mostram como você vai conquistar seu objetivo.
E lembre-se de que as metas precisam ser mensuráveis, ter um prazo, serem fáceis de entender, não podem ser impossíveis de alcançar e relevante para a empresa. Apoie-se na metodologia SMART para defini-las.
#4 Tenha um plano de ação palpável para cada meta
Cada uma de suas metas deve ter um plano de ação claro e simples para ser seguido para que a equipe saiba o que fazer para atingir aos objetivos determinados pela empresa.
Um bom exemplo:
Conquistar 10 novos clientes por mês:
1. Ligar para X prospects todos os dias – 2. Enviar X propostas por dia – 3. Agendar X reuniões de fechamento por semana – 4. Seguir X metodologia para negociação nas vendas
Esse é o caminho que a equipe irá seguir para conquistar os novos clientes todos os meses.
Sem um plano de ação, a equipe até sabe o que precisa alcançar, mas não imagina como fazer e cada membro pode seguir um método para chegar aos resultados.
Quando você padroniza e determina os processos, tudo fica mais claro e fluido.
#5 Não trace um plano rígido, mas flexível
A pandemia veio e nos mostrou que nada está sob nosso controle.
Todo mundo foi pego de surpresa, mas empresas com planejamento extremamente rígidos e sem a mente aberta para buscar novas soluções com certeza foram as mais prejudicadas.
O planejamento não é uma lei, é um documento que direciona as ações da empresa e, se em determinado momento ele não fizer mais sentido, é hora de recalcular a rota.
E está tudo bem.
Não significa que você errou no planejamento. Você precisa entender que sua empresa está inserida em um macroambiente e cercada de fatores as quais ela não tem controle, como política, tecnologia, saúde, etc.
Tudo isso influencia diretamente nos resultados.
Por isso, é sempre importante observar os movimentos dos fatores que cercam a empresa, o andamento do mercado e fazer mudanças quando for necessário.
Esse é o ponto mais importante do seu planejamento: atenção à sua volta e às mudanças.
Vamos colocar esse plano para jogo?
Chega de ler artigos sobre planejamento e vamos planejar como vai ser o seu novo ano.
O sucesso, agora, está em suas mãos e nas mãos da sua equipe, que vai seguir estes 05 passos que a nossa galera da PROTEC segue todos os anos e que nos potencializa cada dia mais.
Basta observar o quanto crescemos, mesmo em meio à pandemia, para visualizar se estamos ou não no caminho certo.
Bora planejar um ano sensacional?
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