Esta é uma dúvida bastante comum aos gestores de obras, construtoras e empreendimentos imobiliários: o que será que vale mais a pena?
A melhor resposta para sua dúvida é: depende do seu caso.
Você vai precisar avaliar a situação em que sua empresa trabalha, quais equipamentos são usados com mais e menos frequência, qual a verba disponível para compra e locação, etc.
Por isso, os especialistas do mercado da construção indicam:
Comprar...
Se você tiver estrutura própria e gerencia com frequência obras. Sua empresa é especialista e a principal fonte de receita vem da gestão de construções, então é melhor comprar os equipamentos.
Isso porque você terá o custo apenas uma vez e o equipamento será para sempre seu. Com isso, em algum tempo de propriedade sobre o equipamento, você já terá retorno sobre o seu investimento.
Alugar...
Se o gerenciamento de obras for algo pontual em sua empresa.
Você gerencia algumas obras ao longo do ano, mas não é sua principal fonte de receita. Nesse caso, não vale a pena comprar, pois você terá custo com armazenamento e manutenção de algo que você nem usa muito.
É melhor alugar, pois o custo para você é menor. Inclusive, você pode fechar parceria com um fornecedor e ter descontos maiores no aluguel por ser cliente frequente.
Misto...
A gestão de obras está entre as atividades principais da empresa, mas não é a única lucrativa.
Se você tem outras atividades que também geram lucro para o negócio e a empresa não sobrevive exclusivamente de obras, você pode mesclar entre compra e locação de equipamentos.
Nesse caso, os equipamentos mais utilizados devem ser comprados e os que são utilizados com menor frequência você pode alugá-los.
Já sabe qual o caso da sua empresa?
A PROTEC oferece equipamentos de proteção nas duas modalidades, aluguel e venda.
Comments